Inicialmente, pegue o seu hamster e vire-o de estômago para cima para que você possa observar os seus genitais . . . desta forma você vai descobrir imediatamente se você possui um macho ou uma fêmea já que os machos não possuem glândulas mamárias (mamilos ou tetas) com as quais alimentará a ninhada.
De uma olhada nesta figura.
Se mesmo assim você não conseguir distinguir se é um macho ou uma fêmea (algumas vezes pode ser difícil especialmente se são jovens) existem outros indicadores:
Bolsa Escrotal:
Veja a figura logo acima: os machos além de não possuírem mamas terão um formato diferente por causa da bolsa escrotal. Observe melhor a região que algumas pessoas denominam "buraquinhos da urina". O hamster macho terá uma forma arredondada na região do buraquinho mais baixo partindo da cabeça em relação ao ânus.
Distância Anogenital:
Técnicamente falando o espaço entre os "buraquinhos da urina" é chamado distância anogenital. Este termo se refere de forma específica sobre a distância entre a abertura genital e o ânus.
No macho seria a distância entre o pênis e o ânus, nas fêmeas é a distância entre a vagina e a abertura da urina. No hamster macho estes orifícios possuem um espaço maior entre eles.
Se mesmo utilizando estas 3 técnicas você não estiver conseguindo identificar o sexo do seu hamster talvez o melhor seja levá-lo ao veterinário já que ele pode ter alguma deformação ou excesso de pele que esteja impedindo a identificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário